domingo, 27 de março de 2011

Esporte na Escola, na Educação Física, na Sociedade e nos Projetos Educacionais

O que é Esporte?
 Um grupo de crianças jogando bola durante o recreio, no pátio de uma escola do ensino fundamental é esporte?
Será que correr é esporte?
 E fazer musculação?
Jogar Ping Pong?
Corridas de carros?  
E xadrez?
O surfe, escalada, o paraquedismo, são sempre atividades descritas como esporte?
 Pode o esporte ser diferenciado de outras atividades, como a brincadeira ou o trabalho, sem considerar outra coisa além da natureza da atividade e do contexto que ele ocorre? Ou temos que considerar o envolvimento subjetivo e a motivação dos participantes?
Quando o único objetivo da participação é uma expressão pessoal espontânea (como no caso de meninos jogando bola no recreio), podemos dizer que os participantes estão envolvidos no esporte ou numa brincadeira?
 E se o objetivo dos participantes é entreter uma audiência com o propósito de receber um salário, isso é esporte ou trabalho?

Esporte seria “atividade física”?
O que dizer de modalidades que envolvem o mínimo de “atividade física”, como o xadrez e a corrida automobilística?
Há três condições a considerar no desenvolvimento de uma definição de esporte: 
       1 – Esporte refere-se a tipos específicos de atividades;
       2 – Esporte depende das condições sob as quais as atividades acontecem;
       3 – Esporte depende da orientação subjetiva dos participantes envolvidos nas atividades.

Características do Esporte
O esporte é caracterizado por alguma forma de competição que ocorre sob condições formais e organizadas. O fenômeno esporte envolve uma atividade física competitiva que é institucionalizada.
Competição neste caso é definida como um processo através do qual o sucesso é medido diretamente pela comparação das realizações daqueles que estão executando a mesma atividade física, com regras e condições padronizadas. 
Institucionalização é um conceito sociológico que se refere a um conjunto de comportamentos normalizados ou padronizados durante um certo tempo e de uma situação para outra.
Quando dizemos que o esporte é uma atividade física institucionalizada, competitiva, os elementos da institucionalização geralmente incluem o seguinte:
1 – As regras da atividade são padronizadas.
2 – O cumprimento das regras é feita por entidades oficiais.
3 – Os aspectos técnicos e organizacionais da atividade se tornam importantes (racionalização para melhor rendimento).
4 – A aprendizagem das habilidades esportivas se torna mais formalizada.               
É fundamental que saibamos o conceito de esporte para discutirmos sobre e o ensinarmos na escola.
       Papel Social da Escola
  “ A escola deve ser um lugar para reflexão crítica da realidade, que favoreça uma verdadeira compreensão dos fatos além da visão simplista ou deformadora que, às vezes, oferecem os meios de comunicação e certos livros-texto.” (ZABALA, 2002, p. 56)
A escola precisa oferecer os meios para a criação de uma consciência de compromisso ativo diante das desigualdades, possibilitando os instrumentos para a intervenção na transformação social (ZABALA, 2002, p. 53)

Esporte como conteúdo da Educação Física


Princípios:
 Conhecimento (escola é lugar de aprender)
 Inclusão (todos os alunos têm o direito de aprender a jogar e a competir como opção de lazer). Não seleção por habilidade técnica
 Ludicidade (sentido da participação no lazer x objetivo imediato do jogo) prática esportiva “essencialmente lúdica e aparentemente competitiva” (Sávio Assis, 2001)
 Compreensão e transformação do mundo esportivo (leitura crítica do esporte e do mundo)
 Abordagens: conceitual, procedimental e atitudinal (Aprendizagem técnica, tática, ética, histórica, social, etc) - Esporte de alto rendimento como saber-sobre (criticamente apropriado), mas não como prática.


Educação Física e o Esporte na Escola

Debate realizado pelo programa Cabeça de Área, em 11.09.10, sobre Educação Física e Esporte na Escola, com a participação do apresentador e professor Edilson Fernandes, do Debatedor Henrique Tchê e da convidada Andréia Paiva, Professora de Educação Física.

Links relacionados à Educação Física e Esporte:

 http://www.youtube.com/watch?v=5Dt-6iLywN8

 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/escola_ed_fisica.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário